quinta-feira, 15 de novembro de 2012

ASPECTOS GERAIS DA TEORIA DE WALLON: A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA


Wallon considera o organismo como condição para que o pensamento ocorra, pois toda função psíquica precisa de um componente orgânico, mas considera que não é suficiente para que esse desenvolvimento ocorra, pois é necessário a ação do meio em que o sujeito está inserido.
Para ele a gênese da inteligência é genética e organicamente social pois se estrutura pela intervenção da cultura social.
Centralizando sua teoria na psicogênese da pessoa completa. Wallon baseia seus estudos na criança contextualizada, o qual em cada etapa do seu desenvolvimento provoca mudanças nas anteriores.
Dessa forma os estágios de desenvolvimento são marcados por reformulações, devido a processos de origem interna que se dá entre ações da criança no ambiente em que se desenvolve.
A psicogênese da pessoa completa não seleciona um único aspecto do ser humano, observando o desenvolvimento nos vários campos como cognitivo, motor e cognitivo.
Para Wallon o meio social tem uma grande importância para que o indivíduo possua aptidões como a linguagem. O homem é um ser genética e organicamente social.
Wallon acredita que conhecendo o desenvolvimento humano, voltando a atenção para criança para que seus estudos fossem relacionados com a educação, considerando que para o desenvolvimento da inteligência  é necessário a influência do meio em que o organismo se constitui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário