terça-feira, 29 de outubro de 2013

LUDICIDADE EM SALA DE AULA



RELATÓRIO DA ATIVIDADE
Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.
(Carlos Drummond de Andrade)
LUDICIDADE EM SALA DE AULA

            O andamento do trabalho foi desenvolvido da seguinte forma: foi escolhida uma obra literária no processo de troca de livros momento biblioteca. Foi feito a leitura da obra: Palavras, palavrinhas e palavrões de Ana Maria Machado, pedindo que os alunos observem questões gramaticais e ortográficas.
           Durante a conversa foi colocado em prática debates sobre as palavras grandes que não são palavrões e nomes de bichos que dependendo do contexto não é palavrão. O uso do dicionário foi de extrema importância para a localização dessas palavras para que fosse descoberto seu significado. Após disseram palavrinha (palavras pequenas) e palavrões ( palavras grandes que queriam saber o significado).
            Após participaram de atividades que valorizam a escrita com os seguintes jogos:

NOMES ESCONDIDOS

PARTICIPANTES: Até quatro jogadores

COMPOENTES: Dois conjuntos de cartelas com imagens e seus nomes. Em um dos conjuntos estão as palavras que, no outro, estão “ dentro” das outras palavras.

OBJETIVO: Parear as cartelas  que representam palavras dentro de palavras para juntar o maior número de pares.

PREPARAÇÃO

Formar grupos de até quatro participantes;
Organizar o conjunto de cartelas, com imagens e seus nomes, viradas para baixo, formando um monte.
Espalhar as cartelas com imagens e seus nomes viradas para cima, na mesa.
Sortear um jogador para iniciar a partida.


O JOGO
·       
                
              O primeiro jogador deve virar a primeira cartela do monte e encontrar, entre as cartelas que estão espalhadas, aquela cujo nome está dentro do nome inicial, formando pares.
               Assim que encontrar o par, guarda para si as duas cartelas e passa a vez para o jogador da direita, que deverá seguir as mesmas orientações.
             Caso o jogador não encontre o par, ele passa a cartela sorteada para o jogador da direita, que continua tentando encontrar o par da cartela.
                 Seguir da mesma forma, até que tenham sido viradas todas as cartelas do monte.
             Neste momento cada integrante do grupo deve contar quantas cartas conseguiu juntar, sendo o ganhador aquele que tiver um número maior delas em suas mãos;


REGRAS LINGUÍSTICAS
       
             Trata-se de um jogo sonoro, de vocabulário e de significado ao mesmo tempo. Para jogar é preciso reconhecer como palavra parte de uma palavra de referência.
            Os pares das cartelas correspondem aqueles que possuem dentro da escrita de seus nomes outros nomes. Por exemplo, no nome sapato, há o nome PATO, logo as cartas que representam um sapato e um pato formam um par.
            É no brinquedo que a criança pode agir de forma cognitiva através dos incentivos produzidos pelos objetos externos, pois motiva e determina o comportamento da criança. Segundo Vygotsky (1988 ) a criança tem diferentes comportamentos em relação aquilo que vê, mas independente do que seja a criança age sobre ela. O contexto da ludicidade foi uma metodologia satisfatória para  que o aprendizado ocorresse com um maior desenvolvimento.


               

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