terça-feira, 29 de outubro de 2013

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR


            Este texto visa uma melhor compreensão  como do processo de alfabetização no ambiente escolar, através da entrevista com três professoras do município de Duque de Caxias foi possível compreender melhor esse processo.
            Através das respostas, foi possível perceber que a alfabetização não é um processo que só se decora símbolos e sim para desenvolver habilidades para ler e escrever criticamente, pois é através do acesso a esses símbolos que os alunos terão acesso ‘a herança cultural e social. Assim o processo de alfabetização é feito por estímulos a todo o momento, pois alfabetizar pressupõe organização e estratégia. Mas as dificuldades são muitas inclusive adequar estratégias relacionadas a realidade do aluno, levando em conta as diferenças individuais.
Para Ana Teberosky, a escrita deve ser entendida como sistema onde se conhece as letras, a pontuação, sua organização e as situações onde a escrita pode ser utilizada.
            Vale ressaltar  a necessidade de uma alfabetização que contemple as linguagens que circulam na cultura da sociedade. A escola através dos professores deve aprimorar várias fontes para o acesso a leitura e a escrita. Pode-se perceber vários tipos de aprendizagem que  decorrem dos desafios humanos na produção da cultura.
            É um desafio alfabetizar nas séries iniciais, pois será a base para o desenvolvimento nos anos seguintes, pois é a leitura e a escrita que levará a incorporação da cultura.
É importante organizar a rotina e através de um bom planejamento mostrar primeiro o sistema de escrita para a criança, pois ensinar não é só ensinar a ler e a escrever  e sim perceber o mundo através da escrita. Mas ele ainda não percebe o vínculo entre leitura e escrita.
            Através da utilização de textos que essa escola utiliza e não mais palavra – chave, foi possível perceber que os textos fazem parte do mundo em que vivem dentro de sua faixa etária.
            Ensinar a ler e a escrever, faz com que as crianças se estimulem a conhecer o mundo escrito que possui em sua volta, assim o professor contribui com o processo de humanização.


BIBLIOGRAFIA

Teberosky,Ana, Colomer, Teresa. Aprender a ler e escrever: uma proposta construtiva. Porto Alegre: Artmed, 2003.
             

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