Professora: Joselene
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Agrupamento
Ano de escolaridade: 3º. Ano
Tema: Agrupando e contando na sala de
aula
Objetivo:
Resolver os agrupamentos para contar e
comparar quantidades
Material:
Caderno, lápis, borracha e giz de
cera.
Conhecimento prévio:
Para desenvolver essa atividade os
alunos devem conhecer a sequência numérica decimal.
Atividade motivacional:
Autora: Lauren Child. Editora Ática.
No início, contarei para a turma a
história de Charlie e Lola, que ensinam a contar até 10 de forma lúdica e
interessante. Após, faça uma sondagem com a turma, no quadro negro, escrevendo
a sequência de números de 0 a 10. Depois apague de dois em dois, depois de três
em três, e assim o quanto der. Será necesssário Notar se eles saberão dizer os
números que estão faltando. Mostre que, quando circulamos os números, formando
grupos de dois, quatro, cinco, fica mais fácil para contar.
Metodologia
Organizarei a turma em grupos de três ou quatro alunos.
Pedirei para que resolvam a atividade em
folha. Cada grupo receberá uma folha.
Sugestão:
Quantos alunos há em sua sala de aula?
____________________________
Represente neste espaço, por meio de
desenho, a quantidade de alunos da sua sala, agrupando-os como quiser.
Quantos grupos você formou?
______________________________________
Todos os grupos têm o mesmo número de
alunos? _____________________
Compare com seus colegas. Todos
agruparam da mesma maneira? _______
Se você agrupar seus colegas de 5 em
5, quantos grupos conseguirá formar? __________________________________________________________________
Sobraram alunos? Quantos?
___________________________________________
Pinte no gráfico de barras a
quantidade de meninos e meninas que há na sua sala.
Na sua sala de aula, há mais meninos
ou meninas? _______________________
Contando os meninos, as meninas e o
professor da turma, quantas pessoas são?___________________________________________________________________
OBS: a intervenção do professor é
imprescindível para a realização dessa atividade, portanto observe e troque
ideias com os grupos. Após todos terminarem, será iniciada uma roda de
conversa.
Sugestão de atividade “Para casa”:
Agrupe conforme se pede:
2 em 2:
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