sexta-feira, 21 de novembro de 2014

ATIVIDADES DO PROJETO ESTUDAR PRA VALER

Professora: Joselene
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Agrupamento
Ano de escolaridade: 3º. Ano
Tema: Agrupando e contando na sala de aula
Objetivo:
Resolver os agrupamentos para contar e comparar quantidades
Material:
Caderno, lápis, borracha e giz de cera.
Conhecimento prévio:
Para desenvolver essa atividade os alunos devem conhecer a sequência numérica decimal.

Atividade motivacional:

Autora: Lauren Child. Editora Ática.
No início, contarei para a turma a história de Charlie e Lola, que ensinam a contar até 10 de forma lúdica e interessante. Após, faça uma sondagem com a turma, no quadro negro, escrevendo a sequência de números de 0 a 10. Depois apague de dois em dois, depois de três em três, e assim o quanto der. Será necesssário Notar se eles saberão dizer os números que estão faltando. Mostre que, quando circulamos os números, formando grupos de dois, quatro, cinco, fica mais fácil para contar.
Metodologia
Organizarei  a turma em grupos de três ou quatro alunos. Pedirei  para que resolvam a atividade em folha. Cada grupo receberá uma folha.

Sugestão:
Quantos alunos há em sua sala de aula? ____________________________

Represente neste espaço, por meio de desenho, a quantidade de alunos da sua sala, agrupando-os como quiser.

Quantos grupos você formou? ______________________________________

Todos os grupos têm o mesmo número de alunos? _____________________

Compare com seus colegas. Todos agruparam da mesma maneira? _______

Se você agrupar seus colegas de 5 em 5, quantos grupos conseguirá formar? __________________________________________________________________

Sobraram alunos? Quantos? ___________________________________________

Pinte no gráfico de barras a quantidade de meninos e meninas que há na sua sala.

Na sua sala de aula, há mais meninos ou meninas? _______________________

Contando os meninos, as meninas e o professor da turma, quantas pessoas são?___________________________________________________________________

OBS: a intervenção do professor é imprescindível para a realização dessa atividade, portanto observe e troque ideias com os grupos. Após todos terminarem, será iniciada uma roda de conversa.
Sugestão de atividade “Para casa”:
Agrupe conforme se pede:

2 em 2:

Nenhum comentário:

Postar um comentário