Os Parâmetros Curriculares Nacionais
refere-se as as quatro primeiras séries de Educação Fundamental, com o objetivo
de desenvolver diariamente o conhecimento necessário que possibilite agir
conscientemente na sociedade.
Os Parâmetros propõe o domínio do saber acumulado na
sociedade juntamente com os temas atuais como: ambiente, saúde, sexualidade e
com questões como a ética, dignidade e solidariedade do ser humano, essas metas
ajudarão o aluno a ser autônomo e participar de decisões na sociedade,
consciente dos seus direitos e deveres.
Segundo mo PCN de arte, a educação
artística deve desenvolver a aprendizagem e o sentido através de experiências,
fazendo trabalhos artísticos de diferentes épocas e analisando-os. A arte “ é
uma manifestação humana” então se destacam quatro linguagens: Artes visuais,
dança, música e teatro. E neste mesmo documento será encontrado objetivos,
conteúdos, critérios de avaliação, orientações e bibliografia.
A educação em Arte propicia ao aluno
interagir com as outras disciplinas do currículo, podendo exercitar a
imaginação, relacionar um determinado período histórico entre outras
atividades.
Respeitar a manifestação artística é
um importante para perceber diferentes valores na sociedade, compreendendo o
mundo atual em sua interdisciplinaridade. As formações culturais sempre esteve
presente na sociedade, e são
estabelecidos de acordo com o tempo, cultura e conhecimento que envolve a
formação artísticas. Essas orientações são importantes para valorizar a
criatividade da criança. Ela possui livre expressão, que não acontecia na
escola. E além disso desenvolve a criatividade e o autocontrole entre outros.
No início do século XX, desenhos,
música, trabalhosa manuais eram aulas que aconteciam nas séries primárias, com
a preocupação de transmitir para os alunos códigos para reproduzir modelos. A
partir de tendências escolanovistas, a artes plásticas voltou-se para o
desenvolvimento natural da criança, valorizando a expressividade do aluno.
Assim o aluno aprende a criar, a improvisar etc.
Em 1971, é então incluída no
currículo escolar a disciplina de Educação Artísitca, como atividade
educativa., os professores eram capacitados em curso de curta duração, criadas para
cobrir o mercado de treabalho popício.
Mas a partir dos anos 80, o
movimento arte –educação, com o objetivo de formar profissionais conscientes
organizou um movimento para a valorização da arte, com a promuulgação da
Constituição de 1988, que foi sancionada em 20 de Dezembro de 1996, a importância do
acesso aos alunos de ensino básico nas aulas de arte para o seu desenvolvimento
cultural, de acordo com atigo 26 § 2º da Lei 9394/96.
O
professor precisa ser polivalente e reinventar maneiras, para que as
experiências sejam representadas. Para isso o PCN de Arte procurou maneiras
para orientar os professores na sua tarefa de refletir sobre a arte.
A Arte como a ciência precisam
construir objetos de conhecimento inter relacionando política, sociedade,
economia, ética e manifestações culturais. O fenômeno artístico além de
propiciar a experiência também gera a necessidade de investigar o campo
artísitco.
A aprendizagem artísitca envolve
diferentes tipos de conhecimento, tanto através de produções dos alunos quanto
aquisição de bens culturais.
Para ensinar arte, a escola não deve
estar isolada do meio histórico e social, mas deve garantir a autonomia de
criatividade do aluno, nenhum conteúdo deve ser discriminado. Os recursos
didáticos são importantes para que seja exercitado a “ prática de aprender,
ver, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas.
A escola deve compreender
crtiticamente a arte, pois a aprendizagem de arte acompanha o desenvolvimento
geral da criança através do seu cotidiano social.
A criação artísitca também contribui
para a socialização através de atividades grupais e os objetivos precisam ser
amplos para atender a diversidade cultural, pois os alunos deverão ser capazes
de : expressar, interagir, edificar, compreender, saber, buscar informações sobre arte.
O PCN de Artes sempre está
enfatizando que a formação cidadã é importante para compreender a formação
nacional e internacional de artes. Este vê de forma positiva a transformação
educacional brasileira, trazendo propostas para
cada linguagem artística. A proposta traz flexibilidade de acordo com as
condições da escola, para garantir a qualidade de ensino, assim o aluno não
mterá prejuízo em seu desenvolvimento.
O aluno que interage com o material,
constrói uma relação de autoconfiança, compreende e sabe indentificar a arte,
observa as relações entre o homem e a sociedade, identifica e compreende o
trabalho artístico, busca e organiza informações sobre a arte, desenvolveu
habilidades importantes segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte.
Assim pode-se concluir que os PCN em
Artes propõem que os professores orientem as crianças para desenvolver a
observação, a imaginação e a sensibilidade.
Desenvolvimento que se dá por meio
de quatro linguagens artísticas: artes visuais, música, dança e teatro.
Um
dos pontos inovadores dos PCN é o rompimento da dicotomia entre arte e ciência,
entre pensar e agir, entre sentimento e pensamento. O ensino de Artes visa
desenvolver na criança , a sensibilidade, essenciais também para a aprendizagem
das demais disciplinas. A maneira de se trabalhar os conteúdos da linguagem
artística de artes também é inovadora. A dança se fazia por meio de
coreografias, aulas de balé diferentes do que acontece nas ruas, onde a dança
acontece naturalmente como uma identidade cultural. Outras mudanças são a
substituição de artes plásticas por artes visuais e a inclusão do teatro, que
não se resume em pecinhas.
A maior dificuldade no ensino de
Artes é a formação do professor, que na maioria das vezes é polivalente, isto
é, tem de dar conta de Artes, Português, Matemática, História, Geografia,
Ciências e Educação Física, sem falar nosa temas transversais. Assim, é comum
que o professor não tenha muita experiência em arte, nem reflexão sobre as
quatro linguagens em que ela se desdobra no ensino. Daí a necessidade de um
programa de formação contínua desses professores. Nesse sentido, os professores
de 5ª. A 8ª. Série, que tem formação específica, podem ajudar a superar as
lacunas. De qualquer forma é, importante que a escola tenha um projeto
educativo que dê subsídios para que o professor possa trabalhar.
A mudança de Artes Visuais para
Artes Plásticas é devido, Artes Plásticas ser pintura, escultura, desenho,
gravura e o artefato e Artes Visuais é o conceito mais amplo, que inclui novas
modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas
modernas, como fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação
e performance. A função comunicativa da arte adquire uma importância muito
maior de acordo com a proposta de artes visuais. A nova forma de ver a arte eé
verificar o seu caráter histórico, como um processo construído pelo ser humano
e portanto, em contínua transformação.
A criança não para de se movimentar.
Correr e pular são atividades mais do que naturais para as crianças que estão
conhecendo o próprio corpo, um elemento fundamental na construção da autonomia.
Então o objetivo da dança é fazê-la entender o funcionamento de seu próprio
corpo para que possa usá-lo expressivamente com inteligência, auto,ia,
responsabilidade e sensibilidade.
Enquanto
o teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o
crescimento integrado da criança, unindo ação e emoção, reflexão e expressão.
Além disso, trata-se de uma arte construída coletivamente – mesmo que se trate
de um monólogo. A existência de diversos profissionais, como cenógrafo, o
figurinista, o sonoplsta e o iluminador faz do
teatro uma arte que possibilita uma troca de experiências coletivas e
muito enriquecedoras.
De acordo com os Parâmetro, arte não
é só criação. É também saber apreciá-la e refletir sobre seus significados. É
impossível trabalhar as quatro linguagens ao mesmo tempo. A sugestão é dividir
segundo os ciclos de dois anos – duas linguagens por ciclo.Em geral as crianças
do primeiro ciclo gostam de cantar, brincar e fazer atividades plásticas.
Os PCN estimulam o professor a
trabalhar com as manifestações artísticas típics da região em que vive. Os
temas transversais acabam sendo tratados naturalmente. A discussão sobre o meio
ambiente também emerge facilemtne pela percepção de diferentes sonoridades,
como o som da natureza, o som da cidade, a poluição sonora. O reconhecimento e
a valorização das expressões artísticas dos mais diversos povos é uma forma de
apresentar a questão da pluralidade cultural.
A avaliação pode ser feita por meio
de imagens, dramatizações ou composições musicais, ou ainda pela exploração de
pequenos textos ou falas em que as crianças abordem os conteúdos estudados. O
professor deve estar atento para que a resposta pessoal seja coerente, para
tanto, é importante que ele conheça articulação dos sabewres da criança e seus
modos de representação dos conteúdos.
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