sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RESUMO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE ARTE

             Os Parâmetros Curriculares Nacionais refere-se as as quatro primeiras séries de Educação Fundamental, com o objetivo de desenvolver diariamente o conhecimento necessário que possibilite agir conscientemente na sociedade.
            Os Parâmetros propõe o domínio do saber acumulado na sociedade juntamente com os temas atuais como: ambiente, saúde, sexualidade e com questões como a ética, dignidade e solidariedade do ser humano, essas metas ajudarão o aluno a ser autônomo e participar de decisões na sociedade, consciente dos seus direitos e deveres.
            Segundo mo PCN de arte, a educação artística deve desenvolver a aprendizagem e o sentido através de experiências, fazendo trabalhos artísticos de diferentes épocas e analisando-os. A arte “ é uma manifestação humana” então se destacam quatro linguagens: Artes visuais, dança, música e teatro. E neste mesmo documento será encontrado objetivos, conteúdos, critérios de avaliação, orientações e bibliografia.
            A educação em Arte propicia ao aluno interagir com as outras disciplinas do currículo, podendo exercitar a imaginação, relacionar um determinado período histórico entre outras atividades.
            Respeitar a manifestação artística é um importante para perceber diferentes valores na sociedade, compreendendo o mundo atual em sua interdisciplinaridade. As formações culturais sempre esteve presente na sociedade,  e são estabelecidos de acordo com o tempo, cultura e conhecimento que envolve a formação artísticas. Essas orientações são importantes para valorizar a criatividade da criança. Ela possui livre expressão, que não acontecia na escola. E além disso desenvolve a criatividade e o autocontrole entre outros.
            No início do século XX, desenhos, música, trabalhosa manuais eram aulas que aconteciam nas séries primárias, com a preocupação de transmitir para os alunos códigos para reproduzir modelos. A partir de tendências escolanovistas, a artes plásticas voltou-se para o desenvolvimento natural da criança, valorizando a expressividade do aluno. Assim o aluno aprende a criar, a improvisar etc.
            Em 1971, é então incluída no currículo escolar a disciplina de Educação Artísitca, como atividade educativa., os professores eram capacitados em curso de curta duração, criadas para cobrir o mercado de treabalho popício.
            Mas a partir dos anos 80, o movimento arte –educação, com o objetivo de formar profissionais conscientes organizou um movimento para a valorização da arte, com a promuulgação da Constituição de 1988, que foi sancionada em 20 de Dezembro de 1996, a importância do acesso aos alunos de ensino básico nas aulas de arte para o seu desenvolvimento cultural, de acordo com atigo 26 § 2º da Lei 9394/96.
            O professor precisa ser polivalente e reinventar maneiras, para que as experiências sejam representadas. Para isso o PCN de Arte procurou maneiras para orientar os professores na sua tarefa de refletir sobre a arte.
            A Arte como a ciência precisam construir objetos de conhecimento inter relacionando política, sociedade, economia, ética e manifestações culturais. O fenômeno artístico além de propiciar a experiência também gera a necessidade de investigar o campo artísitco.
            A aprendizagem artísitca envolve diferentes tipos de conhecimento, tanto através de produções dos alunos quanto aquisição de bens culturais.
            Para ensinar arte, a escola não deve estar isolada do meio histórico e social, mas deve garantir a autonomia de criatividade do aluno, nenhum conteúdo deve ser discriminado. Os recursos didáticos são importantes para que seja exercitado a “ prática de aprender, ver, ouvir, atuar, tocar e refletir sobre elas.
            A escola deve compreender crtiticamente a arte, pois a aprendizagem de arte acompanha o desenvolvimento geral da criança através do seu cotidiano social.
            A criação artísitca também contribui para a socialização através de atividades grupais e os objetivos precisam ser amplos para atender a diversidade cultural, pois os alunos deverão ser capazes de : expressar, interagir, edificar, compreender, saber, buscar  informações sobre arte.
            O PCN de Artes sempre está enfatizando que a formação cidadã é importante para compreender a formação nacional e internacional de artes. Este vê de forma positiva a transformação educacional brasileira, trazendo propostas para  cada linguagem artística. A proposta traz flexibilidade de acordo com as condições da escola, para garantir a qualidade de ensino, assim o aluno não mterá prejuízo em seu desenvolvimento.
            O aluno que interage com o material, constrói uma relação de autoconfiança, compreende e sabe indentificar a arte, observa as relações entre o homem e a sociedade, identifica e compreende o trabalho artístico, busca e organiza informações sobre a arte, desenvolveu habilidades importantes segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte.
            Assim pode-se concluir que os PCN em Artes propõem que os professores orientem as crianças para desenvolver a observação, a imaginação e a sensibilidade.
            Desenvolvimento que se dá por meio de quatro linguagens artísticas: artes visuais, música, dança e teatro.
            Um dos pontos inovadores dos PCN é o rompimento da dicotomia entre arte e ciência, entre pensar e agir, entre sentimento e pensamento. O ensino de Artes visa desenvolver na criança , a sensibilidade, essenciais também para a aprendizagem das demais disciplinas. A maneira de se trabalhar os conteúdos da linguagem artística de artes também é inovadora. A dança se fazia por meio de coreografias, aulas de balé diferentes do que acontece nas ruas, onde a dança acontece naturalmente como uma identidade cultural. Outras mudanças são a substituição de artes plásticas por artes visuais e a inclusão do teatro, que não se resume em pecinhas.
            A maior dificuldade no ensino de Artes é a formação do professor, que na maioria das vezes é polivalente, isto é, tem de dar conta de Artes, Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Educação Física, sem falar nosa temas transversais. Assim, é comum que o professor não tenha muita experiência em arte, nem reflexão sobre as quatro linguagens em que ela se desdobra no ensino. Daí a necessidade de um programa de formação contínua desses professores. Nesse sentido, os professores de 5ª. A 8ª. Série, que tem formação específica, podem ajudar a superar as lacunas. De qualquer forma é, importante que a escola tenha um projeto educativo que dê subsídios para que o professor possa trabalhar.
            A mudança de Artes Visuais para Artes Plásticas é devido, Artes Plásticas ser pintura, escultura, desenho, gravura e o artefato e Artes Visuais é o conceito mais amplo, que inclui novas modalidades que resultam dos avanços tecnológicos e transformações estéticas modernas, como fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação e performance. A função comunicativa da arte adquire uma importância muito maior de acordo com a proposta de artes visuais. A nova forma de ver a arte eé verificar o seu caráter histórico, como um processo construído pelo ser humano e portanto, em contínua transformação.
            A criança não para de se movimentar. Correr e pular são atividades mais do que naturais para as crianças que estão conhecendo o próprio corpo, um elemento fundamental na construção da autonomia. Então o objetivo da dança é fazê-la entender o funcionamento de seu próprio corpo para que possa usá-lo expressivamente com inteligência, auto,ia, responsabilidade e sensibilidade.
            Enquanto o teatro no ensino fundamental proporciona experiências que contribuem para o crescimento integrado da criança, unindo ação e emoção, reflexão e expressão. Além disso, trata-se de uma arte construída coletivamente – mesmo que se trate de um monólogo. A existência de diversos profissionais, como cenógrafo, o figurinista, o sonoplsta e o iluminador faz do  teatro uma arte que possibilita uma troca de experiências coletivas e muito enriquecedoras.
            De acordo com os Parâmetro, arte não é só criação. É também saber apreciá-la e refletir sobre seus significados. É impossível trabalhar as quatro linguagens ao mesmo tempo. A sugestão é dividir segundo os ciclos de dois anos – duas linguagens por ciclo.Em geral as crianças do primeiro ciclo gostam de cantar, brincar e fazer atividades plásticas.
            Os PCN estimulam o professor a trabalhar com as manifestações artísticas típics da região em que vive. Os temas transversais acabam sendo tratados naturalmente. A discussão sobre o meio ambiente também emerge facilemtne pela percepção de diferentes sonoridades, como o som da natureza, o som da cidade, a poluição sonora. O reconhecimento e a valorização das expressões artísticas dos mais diversos povos é uma forma de apresentar a questão da pluralidade cultural.

            A avaliação pode ser feita por meio de imagens, dramatizações ou composições musicais, ou ainda pela exploração de pequenos textos ou falas em que as crianças abordem os conteúdos estudados. O professor deve estar atento para que a resposta pessoal seja coerente, para tanto, é importante que ele conheça articulação dos sabewres da criança e seus modos de representação dos conteúdos.

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