sexta-feira, 21 de novembro de 2014

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE GEOGRAFIA

             O texto nos mostra a importância social no ensino de Geografia, tanto através dos livros, tanto no ponto de vista do aluno. Mas para isso o aluno precisa refletir sobre a realidade que o cerca de acordo com sua vida cidadã.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais refere-se  as quatro primeiras séries de Educação Fundamental, com o objetivo de desenvolver diariamente o conhecimento necessário que possibilite agir conscientemente na sociedade.
            Os Parâmetros propõe o domínio do saber acumulado na sociedade juntamente com os temas atuais com  questões e metas que  ajudarão o aluno a ser autônomo e participar de decisões na sociedade, consciente dos seus direitos e deveres.
Os conhecimentos precisam ser investigados e auxiliados pelo professor, para que o aluno possa relacionar suas observações e até intervir na realidade social.
            O trabalho pedagógico visa apresentar propostas para que os alunos ampliem a sua capacidade de compreensão.
            Os livros devem dar uma visão de mundo aos alunos de acordo com a sua faixa etária, pois antes no século XIX, a Geografia era apenas uma análise física do espaço sem levar em consideração ações do homem sobre esse ambiente. Mas a partir do século XX, começou a analise no estudo da Geografia, levando em consideração a realidade, assim percebeu-se que a Geografia está presente no dia-a-dia.
            Para conhecer a Geografia é necessário aprende a interpretá-la, os PCN s sugerem o estudos das paisagens e das relações que estabelecem entre a sociedade.
            O objetivo do ensino de Geografia, segundo os Parâmetros é explicar como a sociedade se apropria da natureza. A paisagem não é estática. Ao contrário, está em constante transformação e é esse caráter de mutação e inter-relação com o ser humano que deve ser enfatizado. A Geografia é essencialmente uma “história da natureza”. Assim, os PCN s  pretendem que o aluno aprenda a observar, descrever, registrar, explicar, comparar e representar as características do lugar onde vive, de outras paisagens e de diferentes espaços geográficos , pois o ser humano age sobre a natureza.
            A partir desse objetivo, o professor deve saber quais são as idéias que as crianças tem sobre o lugar em que vivem e sobre outros lugares, e o relacionamento que há. Esse conhecimentos precisam ser investigados pelo professor quando estiver planejando sua aula, para que os significados possam ser trabalhados com as crianças, assim ampliarão seus conceitos que trazem consigo, e poderão construir novos conhecimentos.
                        Observar, descrever, representar e construir explicações  são procedimentos que as crianças podem desenvolver desde o início do Ensino Fundamental, ainda que necessitem do auxílio do professor. Por exemplo o professor que vai mostrar as crianças que  observar não é apenas olhar, mas procurar respostas. Descrever não é fazer uma lista, mas relacionar,  para procurar responder.
            Para facilitar os PCNs dividiram a disciplina em blocos temáticos que são:
1º bloco ®  é o estudo da paisagem local que engloba temas como: tudo é natureza, conservação do ambiente e transformação do ambiente.
2º bloco ® trata especificamente das relações entre as paisagens urbanas e rurais, informação, comunicação e interação, distâncias e velocidades nos mundos urbano e rural, os modos de vida urbano e rural.
            Assim facilitará para que os alunos treinem a leitura de textos e imagens e na observação de paisagens, para buscar as informações necessárias a ampliação de seu conhecimento. No caso da leitura de textos, se os alunos ainda não foram alfabetizados, o professor pode ajudá-las nesse procedimento, lendo para a classe. A criança deve ser estimulada a registrar por escrito o que observou e aprendeu, pois o ensino da escrita pode ser exercitado em aula de todas as disciplinas, os conhecimentos precisam ser sempre estimulados. O desenho também deve ser trabalhado, pois pode familiarizar os alunos com noções de distância, proporção e direção que serão  usadas na leitura de mapas.
            Assim para acompanhar mudanças que ocorrem no mundo com o processo de globalização, tornam-se necessárias implementar novos caminhos para a educação brasileira, através da implantação de um ensino interdisciplinar regido pelos PCNs e pela transversalidade.
            Os PCNs são um conjunto de orientações para melhorar a qualidade do ensino e contribuir para  a formação de cidadãos mais conscientes, críticos, autônomos e participativos. Eles orientam sobre o que e como ensinar. Para sua implantação, são levados em consideração estudos psicopedagógicos e experiências curriculares.
            Os PCNs sugerem que  conhecimento pronto e as etapas exigidas de aprendizado devem dar lugar a ações que levem a criança a buscar seu próprio conhecimento.
            Assim ao final da 4ª. Série, o aluno deverá ter desenvolvido uma série de habilidades, como leitura, interpretação e representação do espaço por meio de mapas, reconhecimento da paisagem local e sua comparação com outras. Também perceberá as diferenças entre campo e cidade, as tecnologias, transporte e a vida em sociedade .



BIBLIOGRAFIA


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais ( Geografia). Brasília: MEC/SEF 1997.


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