O texto nos mostra a importância social no
ensino de Geografia, tanto através dos livros, tanto no ponto de vista do
aluno. Mas para isso o aluno precisa refletir sobre a realidade que o cerca de
acordo com sua vida cidadã.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais refere-se as quatro primeiras séries de Educação
Fundamental, com o objetivo de desenvolver diariamente o conhecimento
necessário que possibilite agir conscientemente na sociedade.
Os Parâmetros propõe o domínio do
saber acumulado na sociedade juntamente com os temas atuais com questões e metas que ajudarão o aluno a ser autônomo e participar
de decisões na sociedade, consciente dos seus direitos e deveres.
Os conhecimentos precisam ser
investigados e auxiliados pelo professor, para que o aluno possa relacionar
suas observações e até intervir na realidade social.
O
trabalho pedagógico visa apresentar propostas para que os alunos ampliem a sua
capacidade de compreensão.
Os
livros devem dar uma visão de mundo aos alunos de acordo com a sua faixa
etária, pois antes no século XIX, a Geografia era apenas uma análise física do
espaço sem levar em consideração ações do homem sobre esse ambiente. Mas a
partir do século XX, começou a analise no estudo da Geografia, levando em
consideração a realidade, assim percebeu-se que a Geografia está presente no
dia-a-dia.
Para
conhecer a Geografia é necessário aprende a interpretá-la, os PCN s sugerem o
estudos das paisagens e das relações que estabelecem entre a sociedade.
O
objetivo do ensino de Geografia, segundo os Parâmetros é explicar como a
sociedade se apropria da natureza. A paisagem não é estática. Ao contrário,
está em constante transformação e é esse caráter de mutação e inter-relação com
o ser humano que deve ser enfatizado. A Geografia é essencialmente uma “história
da natureza”. Assim, os PCN s pretendem
que o aluno aprenda a observar, descrever, registrar, explicar, comparar e
representar as características do lugar onde vive, de outras paisagens e de diferentes
espaços geográficos , pois o ser humano age sobre a natureza.
A
partir desse objetivo, o professor deve saber quais são as idéias que as
crianças tem sobre o lugar em que vivem e sobre outros lugares, e o
relacionamento que há. Esse conhecimentos precisam ser investigados pelo
professor quando estiver planejando sua aula, para que os significados possam
ser trabalhados com as crianças, assim ampliarão seus conceitos que trazem
consigo, e poderão construir novos conhecimentos.
Observar,
descrever, representar e construir explicações
são procedimentos que as crianças podem desenvolver desde o início do
Ensino Fundamental, ainda que necessitem do auxílio do professor. Por exemplo o
professor que vai mostrar as crianças que
observar não é apenas olhar, mas procurar respostas. Descrever não é
fazer uma lista, mas relacionar, para
procurar responder.
Para
facilitar os PCNs dividiram a disciplina em blocos temáticos que são:
1º bloco ® é o
estudo da paisagem local que engloba temas como: tudo é natureza, conservação
do ambiente e transformação do ambiente.
2º bloco ® trata especificamente das relações entre as
paisagens urbanas e rurais, informação, comunicação e interação, distâncias e
velocidades nos mundos urbano e rural, os modos de vida urbano e rural.
Assim
facilitará para que os alunos treinem a leitura de textos e imagens e na
observação de paisagens, para buscar as informações necessárias a ampliação de
seu conhecimento. No caso da leitura de textos, se os alunos ainda não foram
alfabetizados, o professor pode ajudá-las nesse procedimento, lendo para a
classe. A criança deve ser estimulada a registrar por escrito o que observou e
aprendeu, pois o ensino da escrita pode ser exercitado em aula de todas as
disciplinas, os conhecimentos precisam ser sempre estimulados. O desenho também
deve ser trabalhado, pois pode familiarizar os alunos com noções de distância,
proporção e direção que serão usadas na
leitura de mapas.
Assim
para acompanhar mudanças que ocorrem no mundo com o processo de globalização,
tornam-se necessárias implementar novos caminhos para a educação brasileira,
através da implantação de um ensino interdisciplinar regido pelos PCNs e pela
transversalidade.
Os
PCNs são um conjunto de orientações para melhorar a qualidade do ensino e
contribuir para a formação de cidadãos
mais conscientes, críticos, autônomos e participativos. Eles orientam sobre o
que e como ensinar. Para sua implantação, são levados em consideração estudos
psicopedagógicos e experiências curriculares.
Os
PCNs sugerem que conhecimento pronto e
as etapas exigidas de aprendizado devem dar lugar a ações que levem a criança a
buscar seu próprio conhecimento.
Assim
ao final da 4ª. Série, o aluno deverá ter desenvolvido uma série de
habilidades, como leitura, interpretação e representação do espaço por meio de
mapas, reconhecimento da paisagem local e sua comparação com outras. Também
perceberá as diferenças entre campo e cidade, as tecnologias, transporte e a
vida em sociedade .
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (
Geografia). Brasília: MEC/SEF 1997.
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